Programação

Quarta-feira - 29/05/2019
PAINEL 06: Formação e profissionalização do artista
Palestrantes:

Gisele Soares de Vasconcelos – MA

É professora do Departamento de Artes da UFMA. Possui Graduação em Artes Cênicas (2000) e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2007). É Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e aArtes, da USP e Atriz - Pesquisadora do Grupo Xama Teatro, onde atua em espetáculos, oficinas, contadores de histórias e programa radiofônico. Dirigiu o espetáculo a Besta-fera: biografia cênica de Maria Aragão (Prêmio Funarte Myriam Muniz 2007). Atua como atriz nos espetáculos a Carroça é Nossa (FUNARTE Artes na Rua, 2011 e 2014; Sesc Amazônia das Artes 2015 e Palco Giratório 2016) e as Três Fiandeiras (Prêmio Nascente de Artes Cênicas da USP, 2015 e Sesc Amazônia das Artes, 2017). Iniciou a carreira artística no Laborarte, em 1992, como dançarina popular e capoeirista. Como atriz estreou em 1994, com a peça os Saltimbancos, pela FETEMA. Foi contemplada com o Prêmio" Ideias Criativas" (Palmares/MinC, 2013) pelo projeto Minha Mãe Preta. Foi Diretora do Teatro Arthur Azevedo e Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, em São Luís, MA. No Projeto dos 100 Anos do Teatro Arthur Azevedo, foi intérprete de Nara Leão, no musical João do Vale. Em parceria com o Clube do Chico estreou em 2018 o Show Cale-se. É Coordenadora da Empresa Júnior Gestus Produções Culturais. Em 2019 prepara seu novo espetáculo com o grupo Xama Teatro e realiza pesquisa de Pós doc., a Vagabunda.

Raquel Viana Gondim – CE

Doutoranda em Ciências da Cultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialização em Arte-Educação e Mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É docente no curso de Cinema e Audiovisual e do curso de Design de Moda na Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Também é docente em cursos lato sensu na cidade de Fortaleza. É consultora e pesquisadora em economia criativa.

Mediador: Datan Izaka – PI - Datan Izaka – PI - Datan Izaká é artista da dança, performer, coreógrafo, criador. Como pesquisador se interessa no corpo como política de dança e numa dança borrada, que se desmancha. Adora leituras sobre arte, filosofia, corpo, ciência. Curte coisas que não fazem sentido e isso é o motor que faz vibrar um montão coisas. Entende a instabilidade como um lugar de potência que move o corpo para um não saber. É Diretor da Escola Estadual de Dança Lenir Argento. Diretor/Curador do JUNTA – Festival Internacional de Dança. Proponente e diretor do Projeto REDEMOINHO DE DANÇA - Pesquisa e criação autônoma.

Informações

Dias: 27/05 (Segunda-feira),28/05 (Terça-feira) e 29/05 (quarta-feira)
Local: Espaço Cosme Oliveira – Ed. Agostinho Pinto ,
Av. Campos Sales, Centro, 1111 – Teresina-PI.
Horário: 13h às 21h45mim
Clique para acessar o formulário de inscrição